Câmaras Técnicas e JPS da ABES/SC promovem webinars

As Câmaras Técnicas e o Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da ABES/SC começaram 2022 com uma série de webinars, e assim como ocorrido em 2021 continuam promovendo o compartilhamento de informações e a capacitação de profissionais e estudantes.


No dia 16 de fevereiro a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos abordou o tema Logística Reversa e Sustentabilidade Econômico-Financeira no Gerenciamento de Resíduos Sólidos, contando com a participação de Fernando Bernardes (Central de Custódia) e André Goetzinger (AGIR - Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí e membro da coordenação da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES/SC).


No dia 10 de março foi a vez do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) realizar o evento “Conhecendo o JPS - Discutindo sobre a importância do JPS e a sua contribuição na formação profissional”. Participaram do debate as coordenadoras do JPS de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, Mauana Ravadelli, Maria Fernanda Garrubo Bentubo (JPS ABES/SP) e Rayssa Jacob (JPS ABES/RJ).


A Câmara Técnica de Tratamento de Esgoto realizou a sua primeira reunião de 2022 no dia 28 de março trazendo luz ao tema “Soluções adotadas para minimização de odor em Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES)”. O evento contou com a participação de Fernanda Janaína da Costa (SANEPAR/PR); Fabiana Valois Thiesen (SAE Jurerê/SC) e Diego de Carvalho (SAMAE Jaraguá do Sul/SC).


A Câmara Técnica de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética se reuniu no dia 5 de abril para debater sobre novas técnicas adotadas no combate às perdas e aumento de eficiência energética. Lucas Martins, da Companhia Águas de Joinville, apresentou a palestra “Simulação hidráulica - Como a maior cidade do estado vem enfrentando seus desafios no abastecimento de água” e Marcelo Guimarães (UROS/SP) falou sobre o Ciclo de Gerenciamento de Água - Sistema IoT.


Iniciando a segunda rodada de reuniões de 2022 houve o webinar da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, no dia 13 de abril, com a pauta “Estratégias de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos: O uso da Tecnologia na Coleta Seletiva”, com a participação de Wilson Cancian Lopes (COMCAP - Florianópolis).


Caso você tenha pedido algum dos eventos é só se inscrever no canal da ABES/SC no You Tube e acompanhar os vídeos das reuniões mais recentes das Câmaras e do JPS. O canal da ABES/SC no You Tube pode ser acessado no seguinte endereço: https://www.youtube.com/channel/UC0Evm20-aVB1cWZBni9RVXA/videos


Se você tem interesse em participar das Câmaras Técnicas ou do JPS basta enviar um email para abessantacatarina@gmail.com