ABES/SC e Fiocruz firmam Acordo de Cooperação













A ABES/SC e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) firmaram Acordo de Cooperação para a realização de curso de formação em Plano de Segurança da Água (PSA) e Vigilância da Qualidade da Água para Sistemas de Abastecimento.

O Acordo, com 5 anos de duração, visa capacitar profissionais para a elaboração, implantação, desenvolvimento, execução e acompanhamento do PSA e da Vigilância da Qualidade da Água no Estado de Santa Catarina.

Os cursos serão realizados no formato EAD e terão no máximo 30 participantes por turma. A divulgação das datas das primeiras turmas será realizada em breve. A capacitação será gratuita e sócios da ABES, pessoa física ou jurídica, terão preferência de inscrição.

O PSA é um instrumento holístico e sistemático baseado em um enfoque de avaliação e gestão de risco, de forma integral, que inclui todas as etapas do abastecimento de água, desde a captação no manancial até a utilização pela sociedade. A atividade contribui também para o atendimento do sexto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas (ONU), que é o de assegurar disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, o que vai ao encontro do exposto na Resolução/ONU n° 64/292, que reconhece o acesso à água potável e ao saneamento como condições essenciais para o pleno gozo da vida e de todos os direitos humanos.

O controle da qualidade da água e sua vigilância são instrumentos essenciais para a garantia da proteção à saúde dos consumidores. A Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, alterou o Anexo XX, da Portaria MS de Consolidação nº 05/2017, e dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.