pexels-pixabay-2438.jpg

Câmaras Técnicas

A ABES/SC possui 3 (três) Câmaras Técnicas (CTs): a CT de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, a CT de Resíduos Sólidos e a CT de Tratamento de Esgoto.

A CT de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética foi criada em 2015 e é coordenada pela engª Clarissa Campos de Sá e pelo engº John Santos.

 

A CT de Resíduos Sólidos foi criada em 2021 e atua por meio de um grupo de gestão compartilhada formado pelos seguintes profissionais:   Adm. André Goetzinger, Engª Flávia Orofino, Engº Frederico Gross, Engº Marcelo Seleme, 

Engª Mauana Ravadelli, Engª Thaianna Cardoso e Engº Victor Ybarzo.

A CT de Tratamento de Esgoto também foi criada em 2021 e é coordenada pela engª Janine Smanio e pelo engº  Ângelo Diego Packer.

 

 

O que é são as Câmaras Técnicas da ABES/SC?

As Câmaras Técnicas da ABES-SC são espaços para estudos, discussão e aprofundamento dos temas “Controle de Perdas de Água e Eficiência Energética", "Resíduos Sólidos" e "Tratamento, operação e manutenção de sistemas de esgotamento sanitário". As câmaras atuam como órgãos consultivos, de assessoramento técnico e político-institucional da Diretoria da ABES-SC em assuntos respectivos a estes temas, promovendo a participação e integração dos associados, de modo a estimular a consolidação da experiência acumulada e desenvolver a capacitação do Setor de Engenharia Sanitária e Ambiental.

 

Como funciona?

A participação na Câmaras Técnicas ocorre por meio de reuniões e da interação através do grupos de discussão já constituídos.

As reuniões ocorrem em intervalos aproximados de 45 dias e em locais combinados entre os participantes, de modo a serem proporcionadas visitas técnicas a locais relacionados ao tema. As reuniões das Câmara Técnicas são abertas a todos os profissionais e acadêmicos interessados, e os participantes têm direito a manifestar o seu ponto de vista.

 

Como participar?

As Câmara Técnicas são constituídas por profissionais e acadêmicos sócios da ABES inscritos voluntariamente ou indicados por empresas sócias da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) que exercem ou exerceram a profissão na área de atuação da Câmara, em órgãos e instituições públicas e privadas.

A participação nas reuniões e no grupo de discussão é aberta a todos os profissionais e acadêmicos interessados no tema, bastando, para tanto, solicitar inscrição à ABES por meio do email abes-sc@abes-dn.org.br.